O dusplex-scan (também chamado de "Doppler") é um exame derivado da ultrassonografia, bastante utilizado na avaliação dos vasos sanguíneos e suas doenças. Porém ao contrário da ultrassonografia convencional, que apenas apresenta imagens, o duplex-scan é um exame muito mais complexo.

As 3 ferramentas unidas (imagem, fluxo, cor), podem ser utilizadas simultaneamente, tornando o exame de duplex-scan bastante sensível, atingindo um alto grau de confiabilidade no diagnóstico de várias doenças vasculares, tais como obstruções vasculares arteriais dos membros e do cérebro, trombose venosa profunda e doenças nas artérias dos rins. O duplex é também importante no planejamento da cirurgia de varizes poiscomplementa o exame médico, localizando com exatidão as veias que estão disfuncionais e necessitam ser removidas cirurgicamente.

Outra qualidade é que este é um exame não invasivo, ou seja, não há necessidade de punções com agulhas ou ingestão de medicamentos.Também não há exposição do paciente aos raios X, uma vez que o duplex-scan utiliza ondas sonoras para obter suas informações, sendo também completamente indolor.